Ensino Fundamental I
1º a 5º ano
O Ensino Fundamental I tem como objetivo favorecer a construção de habilidades, conhecimentos e o aprender a pensar que, através de atividades significativas e desafiadoras, viabilizem a inserção do aluno como sujeito social. Aprender a ler, escrever, resolver problemas, buscar informações, produzir respostas, deduzir, inferir, entre outras, são habilidades que favorecem o aprender a pensar.
Nesse percurso, diferentes linguagens – oral, escrita, musical, matemática, gráfica, plástica, corporal – são utilizadas, visando à formação de um ser humano expressivo, criativo, competente, crítico e transformador.
Pretende-se também que o aluno perceba-se individualmente atuando dentro de uma coletividade, aprendendo sobre suas possibilidades e limites, trabalhe cooperativamente e discuta suas ideias, sobretudo, aprendendo a ouvir, respeitar e refletir sobre a sua forma de pensar e a do outro.
Informações Individuais
Estágio Operacional Concreto
Durante esse estágio, as crianças se tornam mais conscientes do sentimento dos outros e dos eventos externos. Elas vão se tornando menos egocêntricas, começando a entender que nem todos compartilham seus pensamentos, crenças ou sentimentos.
Para Piaget, esse estágio é um grande ponto de virada no desenvolvimento cognitivo da criança, pois marca o início do pensamento lógico ou operacional. Isso significa que a criança pode resolver as coisas internamente em sua cabeça, em vez de apenas fisicamente.