Educação Infantil

0 ano à 7 anos

A Educação Infantil consiste no ensino que é ministrado na faixa etária de 0 à 6 anos. Nesta etapa as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos; a exercitar as suas capacidades e potencialidades emocionbais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer novas descobertas, através da experimentação e exploração de materiais concretos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 à 3 anos de “creche”. O equipamento educacional que atende crianças de 4 à 6 anos se chama “pré-escola”. Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento com registros de seu desenvolvimneto, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

Principal objetivo da Educação Infantil: Construir a identidade e a autonomia. Proporcionando situações nas quais as crianças tenham a oportunidade de se perceber como indivíduo, de aprender a conviver e respeitar o outro e de, gradualmente, ser capaz de cuidar de si e tomar decisões.

O Estudo

“Criança tem que brincar! Isso é um consenso inquestionável. Ninguém nega a necessidade que os pequenos têm de aproveitar bem o tempo da infância, de se divertir com atividades livres que não exijam desempenho ou resultados inflexíveis. Criança brincando é sinal de saúde, de que tudo está indo bem em seu desenvolvimento. Por isso, enquanto está na escola ou nos centros de convivência infantil, ela precisa ter todas as condições para brincar bastante, aprender a se relacionar com os outros, conversar e fazer amigos”,Silvana Augusto.

Para começar é importante saber que brincar, para uma criança pequena, é algo muito sério e decisivo no seu desenvolvimento. Brincar é a principal atividade dessa fase da vida e é a linguagem pela qual a criança poderá compreender e elaborar o mundo, os papéis sociais e as relações entre as pessoas. A brincadeira, sobretudo o “faz de conta”, tem tudo haver com aprendizado da leitura e da escrita.

A brincadeira permite à criança projetar-se para além de sua própria identidade, externalizar ideias, pensamentos, palavras que representam os objetos ausentes, as coisas, as pessoas e os sentimentos. Assim como a brincadeira, também o desenho e, por fim, a escrita são linguagens que representam o mundo. Brincar, desenhar e escrever não são atividades conflitantes, mas sim complementares no processo de desenvolvimento da criança. A criança que aprende a escrever é a mesma que produz enredos nas brincadeiras, que inventa personagens e cenários nos desenhos, quer dizer, que cria e projeta ideias.

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